JiuJitsu
1Na sua primeira fase fica evidente o desencanto pelas coisas do mundo, as características das suas obras são: isolamento, pessimismo, individualismo e reflexão existencial.
Essa fase leva o nome de “Fase Gaúche”, que significa "lado esquerdo" em Francês, mas quando já adaptada ela ganhava o significado daquele que se sente ao contrario, as avessas e que não se sente em ritmo com a realidade. Nessa fase o amor nem a morte levava à saída alguma.
As obras que representam essa fase são: Alguma Poesia e Brejo das Almas. Obras que usavam como características o humor, a ironia e a linguagem coloquial.
2 Na segunda fase, conhecida como Fase Social, Drummond já mostrava uma superação ao tentar participar e mudar o mundo, deixando o pessimismo da primeira fase, sendo assim mais solidário com o mundo e seus problemas. Ele percebe também que todos homens são gauches e essa é a consequência do mundo ser problemático igual questionado na primeira fase, sendo essa uma das razões para ele manifesta interesses pelos problemas da sociedade.
Obras: José, Rosa do Povo e Sentimento do Mundo.
3Quando na terceira fase, Drummond agiu de duas formas, tendo assim a poesia filosófica e poesia nominal.
Na poesia filosófica, Drummond já se preocupava com as coisas, tipo a vida e a morte, fazendo assim as obras Fazendeiro do Ar e Vida passada a limpo. Na poesia nominal era repleto de neologismo (criação de novas palavras/expressões ou atribuição de um novo significado a uma palavra) e aliterações, tendo a obra: Lição de Coisas.
4A quarta fase, a final, ocorreu nos anos 70 e 80 e ficou conhecida como “O tempo das memórias”, como diz o nome, o autor focava em suas memórias de vida, por exemplo sua infância na cidade natal, o seu pai e toda a familia, etc. Usava como base o humor cotidiano e a autoironia. Lançou nessa fase os livros: Boitempo, Boitempo