ESQUEMA ESTUDOS DE ORALIDADE
CENTRO DE HUMANINADADES
UNIDADE ACADÊMICA DE LETRAS
CURSO: Letras – Espanhol
DISCIPLINA: Estudos de Oralidade e Escrita
PROFESSOR: Socorro Paz e Albuquerque
ALUNA: Maria José Silva Nascimento
ESQUEMA
Estudos de Oralidade: O posto de vista na percepção do objeto e suas implicações para Formação Docente
Introdução
O objetivo deste capítulo é revisar o percurso dos principais estudos linguísticos sobre a oralidade realizados no Brasil, o qual visa o ensino da língua materna. Esses estudos estão dispostos em quatro partes, a saber: Primeiro, sinalizar para o leitor, do ponto de vista didático, Segundo, que os estudos linguísticos estão separados em dois grandes paradigmas, mesmo diferindo em seus objetivos, de forma integrada e sistêmica, terceiro, descrição dos estudos mais ligados a Linguística da Língua, estudos ligados a Linguística dos usos da língua e último, sistematiza as contribuições de Saussure e Bakhtin para o ensino de língua materna.
Saussure vê a língua como um sistema abstrato “O ponto de vista cria o Objeto”, já Bakhtin vê a mesma como dialógica e interacional, pois a linguagem está em pleno funcionamento.
As Contribuições da Linguística da Língua
1. Objeto de definição da Linguística para Saussure;
1.1. Analise de todas as manifestações da linguagem humana, independente do lugar ou do tempo cronológico, considerando em cada período todas as formas de expressão e os textos escritos, pois somente através dos desses textos conhecerão idiomas passados ou distantes.
2. Características desse objeto de estudo, segundo Saussure;
2.1. Ser um objeto bem definido;
2.2. Ser distante da fala e poder ser estudada separadamente
2.3. Ser homogênea
2.4. Ser de natureza concreta
3. Procedimento metodológico criado por Saussure na tentativa de aproximar uma perspectiva, onde se imagina esse Sistema como invariável do ponto de vista sincrônico.
4. A linguagem é o instrumento sem o qual não se pode ter acesso ao real, do