esqueletologia
1-Os ossos do corpo humano podem ser classificados e conceituados da seguinte forma: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do carpo), ossos planos (ex.: costelas) e ossos irregulares (ex.: vértebras).
2-Suas funções são para a manutenção e equilíbrio do corpo humano, dando sustentação aos tecidos moles e proteção aos nossos órgãos.
3-O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
4-O osso conta com uma abundante irrigação sanguínea, pois necessita de uma constante assimilação de elementos nutritivos e minerais, sendo por isso que a superfície de cada osso é irrigada pelas artérias periósticas, que percorrem o periósteo, a membrana mais exterior. Por outro lado, a parte interior dos ossos encontra-se irrigada por uma ou várias artérias nutritivas, que penetram no osso e o subdividem em inúmeras ramificações finas que sulcam os canais dos sistemas de Havers, proporcionando elementos nutritivos e minerais a todas e a cada uma das células.
5- O osso composto por uma fração inorgânica e outra orgânica. A fração inorgânica ou não protéica representa cerca de 50% do peso da matriz óssea sendo composta, principalmente, por íons de fosfato e cálcio. Outros íons como bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato também estão presentes, porém, em pequenas quantidades.
6-O sistema esquelético pode ser dividido em duas partes funcionais. A primeira é o esqueleto axial, que representa o eixo mediano do corpo, sendo formado por ossos da cabeça (crânio), pescoço (hióide e vértebras cervicais) e tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro).
A segunda parte é o