Resenha crítica da reportagem “Desta vez não haverá Arca de Noé”
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Professora Verônica
21/08/2013
Resenha crítica da reportagem “Desta vez não haverá Arca de Noé”, por Daniela Pastrana.
“Se não mudarmos, vamos ao encontro do pior... Ou nos salvamos ou pereceremos todos.” Leonardo Boff.
Na reportagem realizada por Daniela Pastrana, ela faz algumas perguntas a Leonardo Boff (teólogo e ecologista). Nas quais ele expos algumas reflexões sobre os impactos ambientas e suas principais causas e consequências.
Segundo ele a primeira coisa que precisa ser mudada é o pensamento do Sistema, pois o mesmo instrui cada país a crescer mais e mais a cada ano, e ao fazê-lo degrada a natureza e aumenta o aquecimento, Leonardo: “... este sistema é hostil à vida”.
Temos de idealizar outros meios de desenvolvimento, pois hoje o ser humano trata a natureza como um “baú de recursos” que podem ser infinitamente consumidos, mas na realidade eles são escassos. O ser humano está consumindo cerca de 30% a mais do que a Terra pode repor, o que acabou deixando 60 milhões de refugiados na África e no sudeste da Ásia, e esse número só tende a subir, para alguns ecologistas esse número chegará a 100 milhões em cinco ou sete anos.
Para Leonardo, temos dinheiro e tecnologia. Falta vontade política e sensibilidade com a natureza, vejamos o exemplo da América Latina, que tem: as maiores florestas úmidas, os maiores reservatórios de água e a maior biodiversidade. Mas o quando que vemos nessa região é o contrário do que deve ser feito, cada vez mais e mais empresas se apropriam de vastas regiões para exploração. E como todos sabem, o principal agravante do aquecimento global é o desmatamento e degradação das florestas.
“Cada um tem de fazer sua parte, ser mais com menos, ter um senso de justa medida.”
A meu ver, as grandes potências mundiais deveriam se