Anatomia I
Nomenclatura
Foram abolidos os epônimos e os termos indicam: a forma, a sua posição ou situação, o seu trajeto, as suas conexões ou inter-relações, a sua relação com o esqueleto e a sua função. Todos os nomes têm um valor informativo.
Há algumas nomenclaturas de posição: superior, inferior, lateral, medial, médio, mediano, intermédio, anterior, posterior, proximal e distal.
Posição anatômica
Individuo em posição ereta, com face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidos para frente.
Planos tangentes
Anterior: plano vertical tangente ao ventre
Posterior: plano vertical tangente ao dorso
Lateral direito/esquerdo: plano vertical tangente ao lado do corpo
Superior: plano horizontal tangente à cabeça
Inferior: plano horizontal tangente aos pés
Planos de secção
Sagital mediano: o plano que divide o corpo humano em metades direita e esquerda é denominada mediano. Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital
Frontal médio: os planos de secção que são paralelos ao plano ventral e dorsal, são ditos frontais e a secção é também denominada frontal.
Transversal médio: os planos de secção que são paralelos ao plano cranial e dos pés são horizontais. A secção é denominada transversal.
Eixos de movimento
Eixo sagital (ântero-posterior): une o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal.
Eixo longitudinal (súpero-inferior): une o centro do plano cranial ao centro do plano do pé.
Eixo transversal (látero-lateral): une o centro do plano direito ao centro do plano esquerdo.
Conceitos
Normal: estrutura que aparece na maioria das espécies e/ou estrutura mais vem adaptada ao bom desempenho.
Variação: alteração do padrão normal sem comprometer a função.
Anomalia: alteração do padrão normal comprometendo a função.
Monstruosidade: alteração do padrão