Ossos
Estudo sobre o Sistema Ósseo (Osteologia e Esqueletologia)
Descrição da Atividade:
Os ossos podem ser definidos como órgãos rígidos, esbranquiçados e com alta capacidade de se modificar. Estão sujeitos a alterações em função de fatores hormonais, bioquímicos e biomecânicos. Desta forma, a ação muscular contribui para a integridade e manutenção das condições funcionais do sistema esquelético. Assim percebe-se que os ossos são estruturas dinâmicas e se alteram constantemente. A partir deste raciocínio responda aos seguintes questionamentos:
1. Classifique e conceitue os ossos do corpo humano. Exemplifique.
Conceito de ossos: Os ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédios das juntas ou articulações constituem o ESQUELETO.
É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineração (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas proteoglicanas).
Classificação de ossos: OSSOS LONGOS - Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Exemplo: Fêmur.
OSSOS CURTOS - São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo.
OSSOS LAMINARES - São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Exemplos: Frontal e Parietal.
OSSOS ALONGADOS - São ossos longos,