Esqueleto articulado de frango
Trabalho Anatomia Animal
ESQUELETO ARTICULADO DE FRANGO
Curso: Zootecnia
Discentes: João Pedro Rodrigues Costa Kamilla Marques Campos Luiza Marina Esteves de Carvalho
Docente: Alexandro Aluisio Rocha
Diamantina
(Setembro, 2013)
Introdução
O preparo de um esqueleto oferece uma ótima oportunidade para aprender os aspectos estruturais do esqueleto. O esqueleto das aves é um excelente modelo para estudo, pois é mais facilmente obtido que outros animais; o tamanho da maioria das aves, tais como galinha, oferece um material de fácil manipulação; e embora existam diferenças entre o esqueleto de uma ave e de um mamífero, a utilização, forma, e funções dos ossos são muito semelhantes.
O esqueleto das aves é altamente adaptado ao voo: é leve, compacto e forte, além de possuir mais quantidade de fosfato de cálcio do que encontrada nos ossos dos mamíferos. Uma característica peculiar das aves é a pneumatização de ossos por sacos aéreos, os quais são extensões dos pulmões. Os sacos aéreos são principalmente encontrados na cavidade corporal, onde se misturam com as vísceras; a pneumatização é um processo gradual conseguido a custa de medula óssea. O processo é mais avançado nas melhores voadoras, as quais adquirem um esqueleto maior e mais forte sem ser concomitantemente pesado.
Objetivos
O objetivo do trabalho é o preparo e estudo do esqueleto articulado de um frango. O preparo adequado de esqueletos tem grande importância, pois por meio dele pode-se adquirir peças ósseas de qualidade, mais propícias para estudos anatômicos e uso didático.
Metodologia
Utilizamos para fazer o trabalho um frango que proveio da apreensão em uma rinha de galos. Estes estavam debilitados e foram doados para o laboratório de anatomia animal. No laboratório foram abatidos e congelados.
Utilizamos a técnica de maceração mecânica,