Espírito Santo
Cerca de 40% do território do estado encontra-se em uma faixa de planície,1 porém a variação das altitudes é bem grande.
O relevo apresenta-se dividido em três regiões distintas: A Baixada Espíritossantense, a Serra do Castelo e a Serra do Caparaó na qual fica o Pico da Bandeira, que com 2.892 m é o terceiro ponto mais alto do Brasil e o primeiro ponto mais alto do Brasil Central. O Pico da Bandeira fica localizado no município capixaba de Ibitirama. O clima predominante é o tropical de Altitude do tipo Cwb.
O bioma (dominío morfoclimático) do estado são os chamados "Mares de Morros" caracterizados pela vegetação tropical, em climas mais amenos, formados por serras fortemente erodidas.
Cerca de 40% do território é composto por uma extensa planície litorânea (Planícies e Tabuleiros Costeiros), predominando no interior as serras (Serras e Planaltos de Leste-Sudeste).
Os principais rios capixabas são o Rio Doce, o São Mateus, o Itaúnas, o Itapemirim e o Jucu. Os cinco integram as Bacias Costeiras do Sudeste.
O clima é tropical litorâneo úmido, influenciado pela massa de ar tropical atlântica. As chuvas concentram-se no verão. A temperatura média varia entre 22°C e 24°C, e a pluviosidade, entre 1.000 mm e 1.500 mm anuais.
A Mata Atlântica recobria originalmente a maior parte do Espírito