Espuma de limpeza facial
Produtos étnicos
Disciplina : Cosmetologia
Grupo:
Introdução Teórica
EMULSÕES
Dizemos que emulsão é um sistema heterogêneo, de duas fases, onde uma é a dispersa (que é uma fase descontinua - interna) e outro é o dispersante (que é uma fase continua – externa); em outras palavras é constituído por gotículas de um líquido disseminadas no seio de um outro sob agitação com ele imiscível (diferente em relação ao colóide). Sendo esta definição clássica e tradicional não traduzindo fielmente o que considera uma emulsão.
Becker adotou um critério mais preciso e rigoroso ao definir tais produtos: “emulsão é um sistema heterogêneo constituído, pelo menos por um líquido imiscível intimamente disperso num outro líquido sob a forma de gotículas, cujo diâmetro, em geral, excede 0,1 Mm. Tais sistemas apresentam um mínimo de estabilidade, a qual pode ser aumentada pela adição de certas substâncias, como agentes tensoativos, sólidos finamente divididos, etc.” ·
Este conceito se diferencia dos outros por salientar que toda emulsão deve apresentar uma certa estabilidade (usa-se um agente emulsificante), a qual constitui uma das propriedades fundamentais destes produtos, além de se referir a algumas substâncias capazes de a tornarem mais duradouras e portanto aumentar o tempo de vida destes sistemas dispersos.
As emulsões assumiram importante papel no campo farmacêutico e na indústria dos cosméticos devendo-se o extraordinário incremento que seu uso registrou nos últimos anos ao desenvolvimento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, os quais permitiram aumentar a estabilidade e o prazo de utilização destas preparações .
Acresce ainda o fato de as emulsões terem alto potencial termodinâmico e, portanto, cederem com mais facilidade fármacos para locais onde eles possam formar sistemas de baixo potencial, ou seja, termodinamicamente mais estáveis.
Tipos de Emulsões
Algumas vezes são feitas