Esportes: uma visão reflexiva sobre a presença da família
Renan Alves Machado
RESUMO
A família é o primeiro formador social do ser humano e o esporte é o principal formador da saúde física/mental e da interação com o meio em que vive. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se por um estudo descritivo, de cunho qualitativo e quantitativo, de corte transversal, onde busca responder se há participação da família na vida esportiva dos alunos das escolas públicas de Cáceres-MT. Serão destacados a importância e o significado do esporte na escola, da família e da relação entre eles. Foi realizada a pesquisa com 16 alunos de diversas escolas públicas entre 15 e 17 anos praticantes ativos da modalidade futsal, que fizeram parte da seleção estudantil da cidade, em que os mesmos responderam a 27 perguntas fechadas. Foram discutidos temas como a participação dos pais nas aulas de Educação Física e em eventos esportivos, a participação dos mesmos nas reuniões pedagógicas da escola, o apoio financeiro e moral ao esporte, o apoio à educação escolar, a importância da participação para os filhos e a questão da cobrança sobre os resultados. Assim, foram discutidos através de tabelas e mostrados os resultados através de comparação com outros estudos feitos por autores da área. Através da pesquisa chegou-se a conclusão que a maioria dos pais não freqüenta as aulas e os eventos esportivos, porém apóiam seus filhos no esporte e principalmente na escola, e esses filhos gostam da presença dos seus pais na vida esportiva, mesmo que esses opinem no seu desempenho.
PALAVRAS-CHAVE: Esporte, Família e Educação Física
1.INTRODUÇÃO
A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. Porém esses laços afetivos devem se estender para a sociedade, principalmente ambiente escolar.
A presença dos pais é um fator muito importante no desenvolvimento dos alunos no âmbito esportivo escolar. A participação e o apoio das mesmas podem melhorar as