Estrangerismo
EDUCAÇÃO
Componentes: Amanda Muniz, Dayanna Campista, Juliana Lyra, Kássia Farias, Kézia Ferreira Avancini, Mariana Netto, Thais Bridi e William Uliana.
Turma: 2º ano E.M.
Vila Velha, 6 de Maio de 2011.
INTRODUÇÃO
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade. A educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Nesse trabalho, veremos sobre sete temas que estão dentro do contexto da Educação, que são: O Papel da Educação, Críticas à Função da Escola, O Papel da Tecnologia na Educação, Diferenças de Gêneros na Educação. Além de mais quatro temas: Bullying, O Papel da Família na Educação, e por fim, A Estrutura das Escolas do Brasil.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO
A educação tem como finalidade promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos, e que venham a favorecer o desenvolvimento do homem e da sociedade. Portanto, é importante que a educação atinja a vida das pessoas, o desenvolvimento humano com uma visão mais crítica e reflexiva. A educação é um acontecimento pessoal. É pela educação que a cultura e