Esportes adaptados (Educação física)
Histórico
Ludwing Guttman
Início do século XX - iniciaram-se as atividades competitivas para jovens com deficiências auditivas, especialmente em modalidades coletivas.1920 - tiveram início as atividades para jovens portadores de deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo.
Após a Segunda Guerra Mundial - 1944 e 1952 - o esporte para portadores de deficiência física ganhou mais força. Isso devido ao estado físico em que os combatentes retornaram da guerra, diversos deles com vários tipos de mutilações.
O esporte começou a ser usado como parte do tratamento.
1948 - por meio de um convite do Governo Britânico, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que escapara da perseguição aos judeus na Alemanha nazista, inaugurou um centro de traumas medulares dentro do Hospital de StokeMandeville. É neste ponto da história que o desenvolvimento e fomento do esporte paraolímpico ganharia força.
1960 - ocorre a primeira Paraolimpíada, em Roma. A décima quarta foi em Londres, em 2012.
PARAOLIMPIADAS
Os jogos Paraolímpicos são realizadas no mesmo país e locais de competição das Olimpíadas, duas semanas após o seu término. As piscinas, os ginásios, as quadras de esportes, raias de iatismo, velódromos, estádio de atletismo, ruas da cidade para corridas, etc., são os mesmos utilizados pelos atletas não deficientes.
A palavra Paraolimpíada não significa "Olimpíadas de paraplégicos ou deficientes", e sim "Paralela aos Jogos Olímpicos".
PRINCIPAIS MODALIDADES PRATICADAS NO BRASIL
- Atletismo
- Basquetebol em cadeiras de roda
- Bocha
- ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5 (para deficientes visuais)
- Futebol de 7
- Goalball
- Halterofilismo
- judô
- Natação
- Tênis de mesa e de cadeira de rodas
- Remo
- Vôlei sentado
- Vela
- Tiro com arco
Natação
Hipismo JudôA natação está presente no programa oficial de competições desde a primeira paraolimpíada em