Esporte
Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Esses eventos terão grande impacto na imagem do Brasil e sua promoção cultural, na vida dos brasileiros e na estrutura do país.
A realização desses eventos no Brasil representa momento crucial para discutir o desenvolvimento e deixar um legado positivo para o Brasil
O Brasil terá dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Esses eventos terão grande impacto na imagem do Brasil e sua promoção cultural, bem como na vida dos brasileiros e na estrutura do país. Na prática, é um importante momento para discutir o desenvolvimento sustentável e educacional, que vai se desdobrar em ações para melhorar a infraestrutura, a capacitação dos brasileiros, o mercado de trabalho, entre outras.
É uma oportunidade excepcional e, como toda oportunidade, carrega riscos. Por isso, é preciso desenvolver políticas atentas a necessidades reais e não pelo apelo das mídias. A discussão de um modelo sustentável tem que atender a um conjunto de questões, não só a logística de transporte, de construção de arenas, é preciso ter uma preocupação ambiental e social na organização dos eventos, considerar a demanda energética e de telecomunicações e sua necessidade de ampliação, para atender ao público visitante. A segurança pública também é uma questão vital e o Brasil deve ter, como exemplo, iniciativas e problemas que ocorrem em outros países e incorporar as boas práticas internacionais.
Ex: BRASÍLIA - Mesmo com um gasto em segurança pública superior ao de alguns países desenvolvidos, o Brasil está na lista das nações com as piores taxas de homicídios. Só no ano passado foram assassinadas 40.974 pessoas. O crescimento econômico do país nos últimos anos não reduziu os índices de homicídios, que aumentaram em 13 estados entre 2009 e 2010, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Outro desafio a ser considerado é a barreira idiomática. No Nordeste do Brasil,