esporte na natureza
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTUR JOSÉ SQUARISI DE CARVALHO
ESPORTES NA NATUREZA: estratégias de ensino do
Canionismo para pessoas com deficiência visual
Campinas
2005
1
ARTUR JOSÉ SQUARISI DE CARVALHO
ESPORTES NA NATUREZA: estratégias de ensino do
Canionismo para pessoas com deficiência visual
Dissertação de Mestrado apresentada à
Pós-Graduação
da
Faculdade
de
Educação
Física da Universidade
Estadual de Campinas para obtenção do título de Mestre em Educação Física.
Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
Campinas
2005
5
Dedicatória
Dedico este trabalho às pessoas que me ensinaram a enxergar a vida com entusiasmo, coragem de ir em frente e sensibilidade.
Meus Pais
Tadeu e Miriam
Ao meu irmão e cunhada
Marcos e Meris
E especialmente a uma princesinha que trouxe vida e muita alegria para toda a família com seu nascimento.
Aquela que tem um sorriso tão doce quanto o significado do seu nome.
Melissa
7
Agradecimentos
Agradeço ao meu orientador Professor Dr. José Júlio Gavião de Almeida, pelos ensinamentos, pela amizade e principalmente pela confiança. Seu Jeito alegre, espontâneo e incansável de ser funciona como um “imã”, atraindo pessoas fantásticas que tive o privilégio de conhecer.
“A diferença entre os pássaros e os homens inteligentes é que os pássaros voam com suas próprias asas para uma determinada direção. E os homens inteligentes voam para todas as direções com as asas de suas aspirações”.
Rumi
A realização deste trabalho só foi possível pelo envolvimento de uma grande quantidade de pessoas, que direta e indiretamente contribuíram com suas experiências pessoais.
Ao Prof. Dr. Edison Duarte pelo suporte acadêmico e pelos conselhos que contribuíram no rumo deste trabalho.
À Profª. Drª. Maria Teresa K. Leitão por sua inestimável atenção e pelas orientações e valiosas sugestões no Exame de Qualificação.
Ao Sr. Benedito Leal Filho (Neno)