Esporte Aquatico
E os carecas? Muitos festivais e competições impõem o uso das toucas próprias do evento e, assim, é importante que o aluno esteja habituado a elas.
Dito isso, qual a melhor? Não há uma resposta única e definitiva para esta pergunta. Depende da situação em questão, do bolso do nadador e de sua capacidade de cuidar de seus equipamentos de aula. Os principais tipos são látex, lycra e silicone.
As toucas de látex costumam ser as mais baratas, mas exigem muitos cuidados (lavagem em água doce e secagem com toalha e talco após as aulas). Fora isso, sua elasticidade segura bem os cabelos mais longos, mas em compensação a sua durabilidade é bem baixa.
As de lycra duram bem mais e exigem muito menos cuidados, mas não têm validade indefinida. Da mesma forma como maiôs e sungas feitas com este material, com dez a doze meses de uso no máximo, o cloro já degradou o elástico da borda e da própria lycra, tornando a peça inutilizável e exigindo uma nova. Pais de crianças nadadoras precisam ficar atentos para o momento da troca e para o fato de que muitas vezes elas são produzidas em tamanhos diferentes: dois (crianças e adultos), ou três (pequena, média e grande).
As de silicone são as mais duráveis (mais até do que as de lycra) e que exigem menos cuidados. Seriam as ideais se não fosse por um detalhe: o preço. Elas são as mais caras, podendo custar de R$ 12,00 (as mais baratas) até cerca de R$ 40,00. Produzidas normalmente em tamanho único como as de látex, são as mais coloridas e badaladas entre os nadadores.
Considerando todas essas vantagens e desvantagens, tenho orientado meus alunos a que utilizem preferencialmente lycra se forem crianças, e silicone se forem adolescentes ou adultos. Essa diretriz traz as melhores relações custo-benefício. Látex somente em último caso, se a toca tiver sido presenteada ou dada de brinde numa Competição ou