esportes aquáticos
Os esportes aquáticos são divididos em esportes aquáticos olímpicos, que são regulados pela Federação Internacional de Natação, e esportes aquáticos normais.
Esportes Aquáticos Olímpicos
Natação: A natação é uma das provas olímpicas de maior tradição. São efetuadas várias provas que variam em estilo (livre, costas, peito, borboleta e medley) e distância (50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m,), além das provas de revezamento.
Soltos Ornamentais: considerada umas das provas mais bonitas das olimpíadas. Os atletas, tanto homens como mulheres, saltam de grandes alturas fazendo acrobacias muito bonitas e com alto grau de dificuldade. As modalidades variam de acordo com o tipo de salto, se é praticado em trampolim ou plataforma.
Nado Sincronizado: Este esporte possui uma particularidade, é praticado apenas por mulheres. Apresenta duas modalidades, em dupla ou em grupo. As nadadoras devem realizar sua apresentação com o máximo de sincronismo, demonstrando força, graça, flexibilidade e controle do corpo.
Maratona Aquática: Assim como a maratona terrestre os competidores percorrem grandes distâncias dentro da água, na verdade nadam geralmente de 5 a 10 km por prova. Uma curiosidade é que mesmo dentro da água, assim como ocorre fora dela, os competidores se hidratam (tomam água) durante a prova, mesmo estando dentro d’água.
Pólo Aquático: Um esporte de equipes, praticado por homens e mulheres, que tem regras parecidas com o handball. A formação do time é de sete pessoas, seis suplentes (linha) e um guarda redes (como um goleiro).
Canoagem: Este esporte ganha cada vez mais repercussão e vem sendo mais difundido no Brasil. Suas modalidades variam de acordo com o tipo de embarcação (canoa e caiaque), o número de atletas por embarcação e a distância a ser percorrida.
Esportes Aquáticos Não Olímpicos
Esqui Aquático: Este esporte foi extinto das olimpíadas, mas não deixa de ser um esporte muito interessante e praticado em todo o mundo. Seus princípios