espiritualidade
GNOSTICISMO
1- Deus é criador dos céus e da terra.
1- Deus é transcedente, não criou o homem e nem a terra
2- Jesus Cristo nasceu, teve um corpo,
2- Jesus Cristo não tinha forma nem corpo definido; morreu como um homem. era um ser espiritual que se adaptou a percepção. humana.Não aceitam a dupla natureza de Cristo como um Deus com um corpo humano.
3- Jesus Cristo sofreu com sua crucificação, o que legitimavam o martirio
3- A natureza divina de Jesus Cristo, transcedeu o dos cristãos. sofrimento 4- O martirio ajudava a divulgação da fé,
4- Não tem sentido o ser humano sofrer. É mais dificil aumentando consequentemente, o número de adeptos. viver como cristão do que viver como cristão.
5-Quem confessar o credo e se batizar é
5- O batismo não faz o cristão e sim sua evidencia cristão, estando a igreja aberta a recebê-lo. de sua maturidade espiritual, que determina o convite
a iniciação reservada.
6- Dirige o homem a igreja. Não há salvação
6- Dirige o homem ao seu interior e incentiva nele a fora da igreja. O padre(pastor) apontará o capacidade de se descobrir o seu proprio caminho. caminho da salvação.
7- O pecado conduz ao sofrimento
7- A ignoranância leva ao sofrimento
8- a hierarquia derical exige que a aceitam
8- Comunicam-se com Deus em momentos de oração como guias. espiritual dispensado guias intermedi.
1- Deus é ser transcendente, é pessoal; criador da existência material e espiritual do universo, mediante o seu Verbo e seu Espírito como esta escrito em João 1:3.
2- Jesus Cristo é o filho de Deus, a existência humana do Verbo, em carne e osso viveu na terra em forma de homem, mas sem pecado. Se Jesus fosse um ser espiritual, não precisaria morrer da forma como morreu, derramando o seu sangue para apagar os pecados, como eram feito os sacrifícios antes de sua vinda. Mas ele próprio foi crucificado para nos salvar