espiritismo
Décima Classe, espíritos impuros : São inclinados ao mal e fazem dele o objeto de suas preocupações. Como Espíritos, dão conselhos falsos, provocam a discórdia e a desconfiança e se mascaram de todas as formas para melhor enganar. Se ligam às pessoas de caráter mais fraco. Fazem o mal pelo prazer de fazê-lo e, muitas vezes, sem motivos e por ódio ao bem, escolhem quase sempre suas vítimas entre as pessoas honestas.
C2
Nona Classe, espíritos levianos : São ignorantes, maliciosos, inconseqüentes e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocupar com a verdade.
C3
Oitava Classe, espíritos pseudo-Sábios : Seus conhecimentos são bastante amplos, mas acreditam saber mais do que sabem na realidade : presunção, o orgulho,a inveja e a obstinação das quais não puderam se libertar.
C4
Sétima Classe, espíritos neutros : Não são bastante bons para fazer o bem, nem suficientemente maus para fazer o mal.
C5
Sexta Classe, espíritos batedores e perturbadores : Manifestam, freqüentemente, sua presença por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas, o movimento e o deslocamento anormal dos corpos sólidos, a agitação do ar, etc. Estão ligados as fenômenos da natureza.
B1
Quinta Classe, espíritos benevolentes : Sua qualidade dominante é a bondade; satisfazem-se em prestar serviços aos homens e em protegê-los, mas seu saber é limitado. Seu progresso é maior no sentido moral do que no intelectual.
B2
Quarta Classe, espíritos prudentes ou sábios : O que os distingue especialmente é a abrangência de seus conhecimentos. Preocupam-se menos com as questões morais do que com as científicas, para as quais têm mais aptidão.
B3
Terceira Classe, espíritos de sabedoria : As qualidades morais do mais elevado grau formam seu caráter. Sem ter conhecimentos