Espionagem America a Internet Brasileira
Espionagem America a Internet Brasileira
O presente trabalho é um resumo sobre a espionagem da internet brasileira pelos Estados Unidos. A investigação sobre espionagem de usuário de internet brasileiro é um desdobramento das revelações de Edward Snowden, o americano que decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos no inicio de Junho. No caso, PRISM, colaboração secreta entre a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), FBI e diversas empresas de tecnologia, dentre elas a Microsoft, Aplle, Google e Facebook.
Mas nada era “grave” até então. O governo brasileiro chegou a afirmar em junho que ainda não sabia se o Brasil havia sido afetado pelo PRISM de Obama e enquanto isso, mandar recadinho para o presidente dos EUA virou meme nas redes sociais. Até que um texto publicado no jornal O Globo fez o governo se remexer de preocupação por causa das denuncias de que o Brasil foi espionando pelos EUA sim. O Jornal teve acesso a um documento e descobriu que o Brasil estava assinalado como alvo prioritário ao trafego de telefonia e dados, ao lado de nações como China, Rússia, Irâ e Paquistão. E mais que há um programa e uma empresa telefonia dos EUA que mantém relações de negócios com outros serviços de telecomunicações, no Brasil e no mundo ajudando a NSA.
A presidenta Dilma se pronunciou, dizendo que o governo “encaminhou ao embaixador nos Estados Unidos um pedido de Explicações”, ao mesmo tempo que vai apresentar a questão à comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), considerando que a espionagem caracteriza violação à liberdade de expressão.Ela também disse que o governo solicitou à Policia Federal e Anatel uma investigação para saber “ das condições que dizem respeito a esta informação de que empresas de telecomunicações brasileiras participaram deste tipo de espionagem de dados absolutamente privados de pessoas e empresas brasileiras”.
As