espinoza
O Prof. João Luiz Muzinatti, diz no vídeo a cerca das características do pensamento de Baruch Espinoza. Ele foi um filosofo que se dedicou ao problema moral. O pensamento dele está atrelado ao que ele viveu durante sua vida.
Espinoza sempre se preocupa com Deus, e assim ele desenvolve uma nova forma de pensamento sobre Deus, ele fala que Deus não é apenas um espírito mais sim um corpo. Ele foi um dos filósofos que não agradaram os outros, pois sua maior preocupação era a condição que a sociedade se impunha em seu meio.
Segundo Espinoza a falta de conhecimento do ser humano faz com que ele crie valores irreais, e faz com que seja produzido um “pani” do desconhecido. Visto que seu pensamento se volta para o humano e sua busca de liberdade e felicidade, apesar disso ele mostra um mundo de dores e culpas que envolvem o homem, muitas vezes submetidos à servidão e humilhação baseadas nas tradições da vida. Ele é considerado um apostolo da razão, criando assim uma ética objetiva.
Espinoza diz que a nossa vida no mundo é um encontro de corpos com outros corpos, pois nos estamos todo o tempo nos cruzando.
Baruch de Espinoza1 (24 de novembro de 1632, Amsterdã — 21 de fevereiro de 1677, Haia) foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu em Amsterdã, nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.