esperança
I. Introdução
O tema de hoje é muito especial. Teremos o privilégio de entender como é o arrependimento. É por meio do arrependimento que começamos a odiar o pecado e amar a Jesus. O arrependimento faz parte do processo de salvação. É um assunto tão importante que primeiro sermão pregado por Jesus foi: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus 4:17.
Que significava a palavra arrependimento para Jesus? Quando olhamos no contexto bíblico significa “mudar ou voltar-se”. A Palavra indica que deve haver uma completa mudança no indivíduo. É experimentar contrição ou tristeza por uma atitude que tomamos no passado. Contrição é sentir triteza pelos pecados ou pelas faltas.
No exemplo de Pedro que negou a Jesus e Judas que o traiu, Pedro se arrependeu e estava disposto a transformar sua vida, a seguir uma nova direção. Por outro lado, Judas entristeceu-se, sentiu remorso, mas não se arrependeu, nem mudou de atitude.
II. O significado do arrependimento
Arrependimento significa tornar-se outra pessoa. “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Mateus 18:3. É um ato divino que transforma o homem, mas depende da sua reação positiva motivada pela fé.
Arrependimento também é o começo do processo da santificação que inclui uma mudança de mente, ou seja, pensar diferente. O arrependimento inclui não somente mudança da mente, mas uma nova direção da vontade, do propósito e das atitudes.
O arrependimento inclui três aspectos:
1º. Intelectual.
O reconhecimento, pelo homem, do erro de sua vida, sua culpa diante de Deus, sua incapacidade para agradar a Deus por suas próprias forças.
2º. Emocional.
Sentir tristeza pelo pecado como uma ofensa contra um Deus Santo e Justo. Os sentimentos não são equivalentes ao arrependimento, mas Semana de Colheita 2005 - Arrependimento e Renúncia - 12 - podem conduzir a um verdadeiro arrependimento, porque o verdadeiro