Esperança
Texto Bíblico: Rom. 8 :16-25
. No mundo conturbado em que vivemos, onde a violência é uma constante, o desprezo pela vida torna-se cada vez maior, as calamidades, as pestes, a fome..., as pessoas ficam desesperadas por não saber o que fazer, o que esperar, em quem confiar. O apóstolo Paulo fez uma bela advertência quando se expressou sobre a esperança: “Se esperarmos em cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens” (I Cor. 15:19). É verdade que Jesus prometeu a vida eterna aos que permanecerem firmes até o fim(Jô 5:24). O cristão aprende que a sua vida aqui neste mundo é momentânea, passageira. É uma caminhada em direção a um lugar onde irá passar a eternidade, e para alcançar esse objetivo é necessário desprender-se daquilo que é terreno e firmar a fé e a esperança nas bênçãos vindouras.
Mas, o que é esperança? Esperança é o ato de esperar aquilo que se deseja. É uma expectativa relacionada a uma promessa. É manter a confiante perseverança para se alcançar o futuro. O cristão tem sua visão direcionada para o futuro.O apóstolo Paulo entendia e, com certeza, gostaria que todo cristão também entendesse que a glória futura que há de ser revelada não se compara às aflições deste mundo (Rom 8:18). Por essa razão o crente não deve deixar sua esperança desvanecer quando os sofrimentos ou as adversidades se apresentarem com grande vulto.
A esperança deve ser entendida como:
1- Boa – É o próprio Senhor Jesus quem proporciona ao crente a esperança. E tudo que ele oferece é bom. É, pois ele quem dá a boa e agradável esperança(2 Tes 2:16). Por essa razão deve ser algo que o crente cultive com alegria e satisfação. Mesmo que pareça que está demorando muito a se alcançar o que se espera.
2- Viva – O descrente se desespera quando as situações da vida não vão bem ou quando demora a alcançar algo que almeja. Mas o