Esperanca
HOPE: PSYCHOLOGICAL ASPECTS
Giovanni Cucci, S.J.**
Resumo: A encíclica Spe salvi de Bento XVI põe em evidência o tema da esperança, que resulta menos aceita pela moderna reflexão cultural.
O artigo explora tal carência, sobretudo no nível da pesquisa psicológica, mostrando-lhe algumas recaídas na vida concreta.
Palavras-chave: Esperança - Aspectos psicológicos - Carta Encíclica
Spe salvi - Papa Bento XVI.
Abstract: Pope Benedict XVI’s encyclical Spe salvi highlights the topic of hope, which is less accepted by modern cultural reflection. This article will inquire into this deficiency, especially in terms of psychological research, showing that it is recurrent in actual life.
Keywords: Hope - Psychological aspects - Encyclical Letter Spe salvi
- Pope Benedict XVI.
A encíclica de Bento XVI Spe Salvi1 enfrenta um ponto essencial da vida humana, mesmo que muitas vezes descuidado pela moderna reflexão cultural, um desinteresse demonstrado também pela pouca atenção reservada a este documento, diferentemente do que aconteceu por ocasião de pronunciamentos sobre questões político-sociais ou de ética sexual. E o tema posto em evidência pela encíclica é decisivo para uma existência que se quer sensata, uma vez que a resposta à pergunta sobre a esperança está presente em todo acontecimento humano, enquanto busca de sentido.
O ser humano não é capaz de desenvolver-se sem um ambiente favorável, sob o signo do sentido, da ordem, da confiança e da estabilidade, como nota Berger:
Artigo originalmente publicado em La Civiltà Cattolica, IV (2008), p. 31-40.
Tradução de Maria Alves Müller.
**
O autor é professor no Istituto Filosofico Aloisianum (Pádua) e na Pontificia
Università Gregoriana (Roma).
1
Cf. BENTO XVI, Carta Encíclica Spe Salvi, 30 de novembro de 2007, In: La
Civiltà Cattolica IV (2007), p. 555-593.
*
CULTURA E FÉ | 124 | Janeiro - Março | ano 32 | p. 12-22
12
De fato, os psicólogos da infância nos dizem que não pode
haver