Espelho de prata
Objetivo: Reconhecer as funções cetona e aldeído a partir de reações químicas através da redução e oxidação de substâncias, além de observar um belo espelho de prata que tinha bastante utilidade antigamente.
Materiais: 20 mL de AgNO3 (nitrato de prata) NH4OH (hidróxido de amônio) Gotas de NH3 (amônia pura) 10 mL de C6H12O6 (glicose) 20 mL de HNO3 (ácido nítrico) Béquer Tubo de ensaio Fonte de aquecimento
Montagem:
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
Procedimento: Misture em um béquer 20 mL de nitrato de prata e hidóxido de amônia, observe. Adicione algumas gotas de amônia pura e agite, novamente observe a reação levando em conta a nova coloração da mistura. Adicione 10 mL de solução de glicose e aguarde alguns minutos. Enquanto isso coloque 20 mL de ácido nítrico puro em um tubo de ensaio, espere 3 minutos e lave-o, para que todas as impurezas sejam removidas e o torne perfeitamente limpo. Em seguida, adicione a solução contida no béquer dentro do tubo de ensaio devidamente limpo, leve-o em banho Maria a partir de uma fonte de aquecimento. Após alguns minutos, observe o resultado da mistura.
Resultados:
A adição de amônia pura no nitrato de prata fez com que o meio torna-se mais alcalino, formando o óxido de prata, insolúvel em água. Portanto, a mistura obteve a tonalidade marrom. Ao acrescentar mais algumas gotas em excesso de amônia, formou-se um complexo solúvel em água, o cátion diaminprata (Reagente de Tollens) e dessa forma a mistura voltou à tonalidade incolor.
A adição de glicose (possui grupo funcional aldeído) na mistura e o aumento da temperatura através do banho Maria em fonte de aquecimento fez com que o reagente de Tollens oxide o aldeído a ácido carboxílico e ao mesmo tempo provoque a formação da prata metálica.
Discussão dos Resultados:
Primeira reação: formação do óxido de prata resultando na coloração marom.
2 AgNO3 + 2