Espelho de prata
ALDEÍDOS
SÃO MATEUS
2013
ANDERSON REIS, CALINIE SANTOS, LUANNA SOARES, VINICIUS FONSECA
ALDEÍDOS
Trabalho foi realizado pelos alunos do 30EJA-B, sendo apresentada à ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO “WALLACE CASTELLO DUTRA”, na disciplina de Química a pedido da professora Silvia, com orientação da mesma.
SÃO MATEUS
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
METODOLOGIA
DADOS E DISCURSÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Introdução
Iniciou no século 19 a fabricação do Espelho de Prata. Em 1835 foi publicado por Justos Von Liebig [...] quando misturou-se aldeídos com uma solução de nitrato de prata e aqueceu, a prata é depositada sobre as paredes de vidro, resultando em um espelho brilhante.
A solução aquosa de amônia e nitrato de prata, usada para esse fim, é conhecida com reagente de Tollens, e é utilizado na identificação de aldeídos e cetonas. Na presença de um aldeído alifático, o reagente de Tollens oxida este aldeído a um ácido carboxílico e ao mesmo tempo provoca a formação da prata metálica, que se deposita na parede do vidro, formando o espelho observado no experimento. Como citado acima, esta reação foi primeiramente descrita pelo químico alemão, Justos Von Liebig e era antigamente utilizada para a fabricação de espelhos. Atualmente existem outros processos mais modernos utilizados na sua fabricação.
Objetivo
O objetivo deste experimento é reproduzir o método da produção de espelhos descoberto por Justos Von Liebig, que descobriu em 1835 como fabricar espelhos utilizando uma solução de amônia, nitrato de prata e glicose juntamente com o aquecimento do mesmo.
Metodologia: Experimento - Espelho de Prata
Neste experimento, será observado a formação de um belo espelho de prata na parede de um balão de vidro. A reação é comumente utilizada para