Espectrofotômetria
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS - CCHSA
BACHARELADO EM AGROINDÚSTRIA
ESPECTROFOTOMETRIA - ULTRAVIOLETA/VISÍVEL (UV/VIS)
José Itamar de Siqueira Lucena
Bananeiras - PB
Maio / 2011
José Itamar de Siqueira Lucena
ESPECTROFOTOMETRIA - ULTRAVIOLETA/VISÍVEL (UV/VIS)
Resumo apresentado como exigência da
Disciplina Análise físico - química do
Curso de Bacharelado em Agroindústria da
Universidade Federal da Paraíba.
Bananeiras – PB
Maio / 2011
Sumário
ESPECTROFOTOMETRIA - ULTRAVIOLETA/VISÍVEL (UV/VIS)
1. INTRODUÇÃO
Espectrofotometria UV-visível é uma técnica analítica que permite determinar a concentração de um composto em solução. Baseia-se em que as moléculas absorvem a radiação eletromagnética e, por sua vez que a quantidade de luz absorvida depende da forma ineal l concentração.
Para fazer este tipo de medida usa um espectrofotômetro, que podem ser selecionados de comprimento de onda luz que passa através de uma solução e medir a quantidade de luz absorvida pela o mesmo.
A espectrofotometria pode denominar-se, como um método analítico espectrofotométrico de absorção, na qual as espécies absorventes de uma amostra a serem analisadas, são colocadas num recipiente chamado de cubeta, e ao passar um feixe de radiação monocromática através da dela, uma parte da energia radiante é absorvida e a outra é absorvida pelo meio. Esta energia medida é expressa em % de transmitância ou em absorbância.
A quantitativa é regida pela Lei de Lambert-Beer, na qual estabelece a relação entre a concentração e a quantidade de radiação absorvida por uma espécie química.
A= log (I0/I) = log1/t = log100/%t = ai x ci x d.onde: A = log I0 /I A = log 1/T A = 100 /%T A = ai.ci.d · A = absorbância ou densidade ótica; · I0 = intensidade da radiação incidente; · I = intensidade da radiação transmitida; · ci = concentração do componente i (g/l); · d = espessura da célula (cm); · ai =