Soares JCRS. Reflexões sobre as dimensões educativas das práticas em saúde. Niterói, 2013 (11 p)
904 palavras
4 páginas
RESENHA DO TEXTO: Soares JCRS. Reflexões sobre as dimensões educativas das práticas em saúde. Niterói, 2013 (11 p)A autora inicia o trabalho dizendo que há várias concepções possíveis de educação e compreensão do processo saúde-doença, e eu concordo com tal afirmação: os conceitos são ligados ao momento histórico, ao meio social; além de serem subjetivos. Subjetivos pois as pessoas podem interpretar tais concepções de modo diferente: as opiniões pessoais se constroem inter-relacionando experiências vividas, pensamentos crenças e valores particulares, e isso tudo pode ser diferente para cada indivíduo.
As várias funções da educação são citadas, mas acredito que a principal função da educação seja transformar a vida das pessoas, a partir de pequenas ou grandes mudanças. A informação pode definir o modo como as pessoas devem agir ou não diante de determinadas situações, orientando seus passos. E é por isso que concordo quando a autora diz que:
“...a educação é um processo de construção de autonomia, de formação de sujeitos críticos, éticos, responsáveis, solidários, democráticos; ela se constrói nas práticas sociais, nas nossas relações pessoais e sociais em um processo contínuo e permanente, que se dá tanto para quem em um dado momento está no papel de educador, tanto quanto para quem está no papel do educando.”
A educação corresponde a qualquer troca de conhecimentos, e ambos envolvidos nesse processo são beneficiados com o aprendizado. Essa troca pode ocorrer em qualquer ambiente – não necessariamente somente dentro de uma sala de aula.
E quando se fala nessa transmissão de informações, é importante reforçar a ideia de que os conhecimentos são sempre subjetivos, e mais do que isso, estão submetidos a algumas forças hegemônicas presentes nas sociedades em que se inserem, havendo variadas vertentes de articulação entre educação e saúde.
Cita-se a primeira articulação nesse campo, a educação sanitária, que ocorreu no Brasil nos anos 1920 e se apoiava no