Espectrofotometria
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
TURMA EAA II
ESPECTRO DE ABSORÇÃO MOLECULAR DO PERMANGANATO DE POTÁSSIO (KMnO4)
JÚLIA WEBER
LEONARDO ALESSI CAMPOS
LETICIA TAMARA HOFFMANN
LETYCIA HASS BLOSFELD
TATIANY FRANÇA ZIMPEL
Profa. Dra. Eva Lúcia Cardoso Silveira
Relatório de Química Analítica, apresentado à Docente, na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário de Sinop, como parte das exigências de avaliação do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental.
Janeiro de 2015
SINOP – MT
RESUMO
Para um composto ser analisado por espectrofotometria, ele deve absorve luz, e essa absorção deve ser distinguível daquela devido à presença de outras substâncias na amostra. Independente da presença ou não de coloração uma solução pode passar por análise espectrofotométrica. Para tal, é necessário regular o comprimento de onda para cada solução.
INTRODUÇÃO O filósofo Auguste Comte, em 1835, fazendo referência ao Sol, aos planetas e às estrelas afirmou "nós compreendemos a possibilidade de determinar a forma, a distância, o tamanho e o movimento mas, por nenhum meio, seremos capazes de estudar a sua composição química". Contudo um longo caminho já foi percorrido, e hoje em dia sabe-se que se pode analisar a composição química das estrelas e planetas, através do estudo das suas cores. As cores de todos os objetos têm a mesma origem: provêm dos átomos e moléculas que foram excitados para estados mais elevados de energia. As cores emitidas por um átomo dependem da sua estrutura atómica, daí que estudando a cor emitida pelo átomo, poderemos determinar a sua estrutura interna A concentração de substâncias pode ser determinada medindo-se a luz absorvida por uma solução, através do método espectrofotométrico. Se um raio de luz monocromática atravessar uma solução contendo uma substância capaz de absorver luz neste comprimento de onda (λ), uma