Especialização na contabilidade
Índice
Introdução 2 Conceitos, classificações e enquadramento normativo 3 Gestão Administrativa 5 Gestão Financeira e a Contabilidade 6 Gestão Fiscal 6 A Gestão Contabilística 7 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Com este trabalho pretendemos esclarecer o que consiste o regime do acréscimo que as empresas devem-se basear para que a informação presente nas demonstrações financeiras seja verdadeira e apropriada.
Iremos dar alguns conceitos relacionados com esta matéria que ajudarão na contabilização de alguns rendimentos e gastos. Para isso iremos basear-nos no Sistema de Normalização Contabilística e no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas.
Conceitos, classificações e enquadramento normativo
“A fim de satisfazerem os seus objectivos, as demonstrações financeiras são preparadas de acordo com o regime contabilístico do acréscimo (ou da periodização económica). Através deste regime, os efeitos das transacções e de outros acontecimentos são reconhecidos quando eles ocorram (e não quando caixa ou equivalentes de caixa sejam recebidos ou pagos) sendo registados contabilisticamente e relatados nas demonstrações financeiras dos períodos com os quais se relacionem. As demonstrações financeiras preparadas de acordo com o regime de acréscimo informam os utentes não somente das transacções passadas envolvendo o pagamento e o recebimento de caixa mas também das obrigações de pagamento no futuro e de recursos que representem caixa a ser recebida no futuro. Deste modo, proporciona -se informação acerca das transacções passadas e outros acontecimentos que seja mais útil aos utentes na tomada de decisões económicas.” §22 da Estrutura Conceptual
Acréscimo
Gastos ou Rendimentos que devem ser reconhecidos no período, apesar do documento (ou facto) vinculativo vir a ocorrer em período futuro.
A conta 272 – Devedores e credores por acréscimos regista a contrapartida dos