especializaçao precoce
Desenvolvimento Multilateral e Especialização Precoce
Trabalho apresentado à disciplina Basquetebol II ligada a Educação Física do 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educação Física Nair Fortes Abu-Mehry.
Orientador: Jorge Luiz
Além Paraíba, 07 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
O esporte vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, especialmente das crianças e dos jovens. A influência dos eventos esportivos divulgados com grande frequência pelos meios de comunicação, a identificação com ídolos, a pressão dos pais e dos amigos e a esperança de obter sucesso e status fazem com que um número frequente de crianças inicie a sua prática cada vez mais cedo. Treinar, competir, vencer, prêmios, são palavras comuns no cotidiano dos jovens que praticam esportes ou que vislumbram como grande possibilidade de sucesso.(DE ROSE JR, 2002).
Toda prática esportiva oferecida às crianças e aos adolescentes é permeada por ações adultas, sejam elas, vinda dos pais, dos dirigentes, dos professores, dos técnicos, dos árbitros, de uma forma geral todos interferem nas experiências esportivas de seus praticantes. Essa influência não diz respeito simplesmente aos comportamentos e as atitudes dos adultos no momento da competição, mais também aos valores e aos princípios que norteiam a forma como o esporte é ensinado e praticado.
A forma como o esporte vem se manifestando dentro da sociedade e a maneira como ele é exposto, sendo relacionado à saúde ou mesmo relacionado opostamente as drogas entre suas outras formas de exposição, nos faz pensar sobre a maneira como a criança comporta-se mediante a isto e quais as razões e os interesses que as levam a praticar determinadas modalidades. Sendo considerado cada vez mais como uma forma de representação social, o esporte aproxima-se da vida das pessoas, propiciando um sistema fantasioso de trocas onde,