ESPECIALIZA O SEGURIDADE E SERVI O SOCIAL
DISCIPLINA: CONCEPÇÕES DA ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
PROFESSORA: Gracy Mesquita
ALUNA: SILMA FERREIRA
O filme V de Vingança - Trata vários assuntos da contemporaneidade, dentre eles o terrorismo. A fim de contribuir para a compreensão acerca desse tema e refletir sobre os assuntos aqui discutidos. O filme serve como base para diversas discussões, como liberdade, sociedade e Estado, democracia, poder e sociedade, autoritarismo, revolta, mídia e sociedade, transformação social e revolução podem ser claramente debatidos por meio desta produção.
O filme vem fazer uma reflexão mais crítica acerca de algumas visões distorcidas sobre este assunto que são difundidas nos meios de comunicação, especialmente acerca dos terroristas, percebendo-os como grupos distintos, com objetivos e estratégias, inseridos em lógicas e relações sócio-políticas e culturais diversas. “V” aparece com um anti-herói que carrega consigo bases do anarquismo e luta contra a imposição do Estado na opressão da população. Ele é resultado da frustrada experiência científica liderada pelos membros do Partido, e agora quer se vingar daqueles que o torturaram e manipularam suas ações mentais e físicas, esse desejo de vingança é o que move suas ações em busca da justiça. É na relação entre o passado e o presente que o conhecimento histórico é construído, ou seja, o contexto em que está inserido e as relações sócio-políticas que vão sendo traçadas em sua sociedade exercem uma importante influência sobre o modo como este percebe e interpreta a sua realidade, já que são a partir das demandas de seu tempo que as questões sobre o passado (e de qualquer temporalidade) são pensadas.
Em V de Vingança, nas primeiras cenas, vemos a forte influência do governo na mídia, que é controlada por ele. Depois da destruição do Bailey (símbolo da Justiça) por V, Adam Sutler ordena ao Sr. Dascomb – que faz parte do órgão de censura, o “olho”