Especialista em comunicação
WALDIR GUTIERREZ FORTES
DETERMINANTES BÁSICOS DAS AÇÕES DE RELAÇÕES PÚBLICAS
- Todas as condições sociais e econômicas que podem influenciar categoricamente uma empresa dizem respeito às estratégias de RP.
- As RP’s buscam respostas para conflitos ambientais enfrentados pelas organizações.
- Estabelecem e ampliam fluxos de comunicação, permitindo que cheguem nas organizações as informações que circulam externamente.
- Estão na esfera das RP’s os grupos que tenham curiosidade ou inquietação sobre determinada empresa.
- Aplicar logicamente a análise ambiental, considerar os interesses e opiniões públicas impede que a empresa venha a contrariar o desejo da comunidade ou sociedade na qual age.
- As trocas empreendidas pelas empresas, em particular as que têm finalidade de lucro, devem se preocupar com as unidades sociais (pessoas, família, grupo social, empresa).
- Construir políticas de comunicação com responsabilidade social e promover abertura de canais efetivos de diálogo viabilizam interação, mediações entre empresa e seus públicos, opinião pública e sociedade em geral.
- As RP’s analisam cenário estratégico das empresas com a finalidade de conciliar diversos interesses identificando nas pessoas e nos grupos organizados, comportamentos e forma de contato que venham a facilitar o relacionamento das unidades consideradas.
PÚBLICO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
- Públicos: pessoas que enfrentam questões similares, reconhecem que um problema existe e se organizam para fazer algo a respeito.
-NÃO PÚBLICO: Qdo. Não há assunto comum para conectar pessoas de alguma forma.
-PÚBLICO LATENTE: Qdo pessoas enfrentam um problema em comum , mas falham em reconhecê-lo
-PÚBLICO INFORMADO: Se identificam e têm uma questão em comum.
-PÚBLICO ATIVO: Se organizam para fazer algo a respeito de um assunto.
A controvérsia (motivação) é ponto fundamental para estruturação dos públicos, sem a qual não são