especialidade de resgate basico
1. Qual é a definição de um resgate de emergência?
É o resgate que não pode esperar. A vida da pessoa está em perigo, quer seja por situações já ocorridas ou por eventos que podem ocorrer. Não somente a vida pode estar em risco como a pessoa pode ficar com sequelas permanentes ou aliviar a dor da vítima. 2. Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações:
a. em contato com cabo elétrico – usar um cabo de vassoura ou outro material isolante, como plástico para afastá-la do fio elétrico, sem tocar nela com o corpo desprotegido.
b. em ambiente cheio de fumaça ou gás – andar mais próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe do fogo, você não está 100% protegido).
c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode espalhar o fogo.
d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate – Atire um objeto que flutue para a pessoa se segurar.
e. um acidente no gelo: 3. Demonstrar três maneiras de atrair e comunicar-se com o resgate aéreo.
Obs. Os sinais deverão ter de 3 a 4 metros de comprimento por 30 cm de largura, no mínimo.
Necessidade médica; Necessitamos alimentos e água; Necessita material médico; Não podemos seguir; Pode aterrizar aqui; Vamos nesta direção.
4. Conhecer seis atitudes indicadas em caso de necessidade de resgate imediato.
1 – Desidratação em ambiente sem água: deixar a pessoa mais confortável, com poucas roupas, colocar na sombra. Remover imediatamente e alimentar-se com frutas que contem água.
2 – Ferimentos graves na cabeça: deite a vítima de costas e afrouxe suas roupas, agasalhe a vítima. Havendo hemorragia em couro cabeludo coloque uma compressa ou pano limpo sobre o ferimento, pressione levemente, prenda com ataduras ou esparadrapos.
3 – Grande perda de sangue: tente para a