Especialidade de Nutrição
1. Os nutrientes são todos os elementos ou compostos químicos que os seres ingerem para garantir o funcionamento do metabolismo e das ações celulares em um corpo. Em base, os nutrientes são o combustível e a matéria prima para a vida.
A abrangência do termo engloba as proteínas e aminoácidos, os carboidratos, as vitaminas e as gorduras, em sua parte orgânica. Os nutrientes inorgânicos podem ser especificados aos sais minerais e a água.
2. A parte 3. a) Os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia para todos os processos metabólicos (digestão e absorção dos alimentos, sono, etc.) e para os exercícios (andar, trabalhar e brincar), realizados pelo corpo.
Podemos dizer que é o nosso combustível.
Na sua falta ficamos sem força muscular, com lentidão nos movimentos, falta de ânimo e vitalidade.
Os alimentos energéticos são:
- Carboidratos e gorduras:
• Cereais: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, etc.
• Legumes: batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, todas as farinhas, etc.
• Açucares: mel, açúcar, melado, geleia, etc.
b) Os alimentos construtores são aqueles responsáveis pela construção e formação do corpo, ou seja, os que promovem o crescimento. Eles participam da formação do sangue, músculos, ossos, cabelos, pele e órgãos, além de defender o corpo contra doenças.
Os alimentos construtores são:
- Proteínas em geral (alto, médio e baixo valor biológico)
• Leite e derivados: importante na formação dos ossos e dentes.
• Leguminosas: importante para a formação das células sanguíneas.
• Carnes: importante para construir e reparar as células. Participam também da formação dos hormônios, enzimas e secreções.
c) Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. São aqueles que regulam e controlam as funções do organismo, mantém a pele saudável e participam da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal,