Especial
Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamentos e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo.
Tipos de Investimentos
Poupança
É um dos investimentos mais seguros do mercado. Trata-se de um depósito remunerado que rende em média 0,6% ao mês. Pode ser feita por qualquer cidadão, inclusive menores de idade.
Vantagens: É uma aplicação segura, pois se o banco quebrar ou fechar, o valor depositado na poupança está garantido, desde que o total não exceda R$ 20.000,00.
Riscos: Ás vezes rende menos que a inflação.
Mínimo para investir: Não se tem um mínimo para investir.
Imóveis
Compra, venda e locação de imóveis residenciais e comerciais.
Vantagens: O valor do imóvel está defendido em relação à inflação.
Riscos: Comprar o imóvel num local que acabe se desvalorizando ou ter inquilinos que não pagam. A liquidez, isto é, o poder de transformá-lo em dinheiro rapidamente é bem pequena.
Mínimo para investir: Depende do local e do risco do imóvel.
Fundos de Investimentos
Pode ser denominado por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliário ou títulos, que são todos passados ao investidor. Portanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos. São classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usam-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.
Existem dois tipos: os de renda fixa, compostos basicamente