Espaço confinado
Tolueno ou metil benzeno é a matéria-prima a partir da qual se obtêm derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT e detergentes. É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solventes para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitro celulósicas e em adesivos. É a matéria-prima na fabricação do fenol, benzeno, cresol e uma série de outras substâncias.
O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.
TOXICIDADE
Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalação voluntária do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar à dependência.
O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.
Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo a inconsciência. Disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory (incluir link) comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocaína no cérebro. No Brasil já há no mercado cola de sapateiro sem toluol.
Identificação de Perigos
Perigos mais importantes: Produto inflamável.
Efeitos do produto
- Efeitos adversos à saúde humana:
Ingestão: Nocivo.
Olhos: Extremamente irritante.
Pele: Nocivo. Extremamente irritante.
Inalação: Nocivo.
- Efeitos ambientais: Nível de risco médio para sistemas