Espaço confinado
Apostila
Espaço Confinado
Nome:____________________________
Empresa:__________________________
Data:_____________________________
Definição de espaço confinado
Qualquer área não projetada para ocupação contínua, a qual têm meios limitados de entrada e saída e na qual a ventilação existente ‚ insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficiência/enriquecimento de oxigênio que possam existir ou se desenvolver. Por exemplo: tanques, vasos, silos, armazéns de estocagem, containers, caldeiras, reatores químicos, dutos de ventilação, depósitos, túneis, galerias e caixas subterrâneas, poços, e fossos. Não é projetado para uso ou ocupação contínua.
Risco de Espaço Confinado
CONSEQÜÊNCIAS DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESPAÇOS CONFINADOS:
Ventilação precária: A circulação de ar é precária, fazendo com que a atmosfera dentro do espaço confinado seja bastante diferente da atmosfera fora dele. Gases perigosos podem ficar contidos no seu interior, principalmente se o espaço for utilizado para estocagem em processos químicos ou decomposição de matérias orgânicas. Pode haver uma quantidade de oxigênio inferior ao limite necessário para a respiração humana ou pode haver uma quantidade de oxigênio excessiva, o que aumenta o risco de explosão do ambiente.
Entradas e saídas de pequenas dimensões:As entradas e saídas normalmente são pequenas. O que dificulta a passagem de ferramentas, a mobilidade do homem, a utilização de equipamentos de proteção individual e conseqüentemente o escape.
Não ser projetado para a ocupação contínua do homem:Normalmente foram projetados para armazenar, isolar ou transportar produtos e materiais, o que aumenta a possibilidade de contato do homem com substâncias nocivas à sua saúde quando é necessária a sua entrada no espaço confinado.
Deficiência de oxigênio Além das concentrações de aerodispersódeis, gases e vapores, o socorrista deverá também se preocupar