Espaço confinado
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
PROFESSORA JULIANA PINHEIRO
EPIDEMIOLOGIA
LER/DORT NA CONSTRUÇÃO CIVIL
[pic]
Fabiano Paloschi
Karin Mollmann
Luiz Felipe
05/05/2011
CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA
Epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública. Podemos também entender epidemiologia como a ciência que estuda o comportamento das doenças em uma determinada comunidade, levando em consideração diversas características ligadas à pessoa, espaço físico e também tempo, desta maneira é possível determinar as medidas de prevenção e controle mais indicadas para o problema em questão como também avaliar quais serão as estratégias a serem adotadas e se as mesmas causaram impactos, diminuindo e controlando a ocorrência da doença em análise. O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medida de alcance coletivo.
CONSIDERAÇÕES
O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas buscam diferentes estratégias para sobreviver nesta nova realidade. Algumas seguem a estratégia da melhoria da qualidade, modificando-se na produtividade e em sua estrutura organizacional, visando uma maior qualidade. Porém, as dificuldades encontradas nesta implantação se devem com maior ênfase aos recursos humanos, onde o homem é considerado como apenas mais um elemento do sistema de produção tendo que se adaptar às mudanças do processo, muitas vezes inadequadas a ele. Por isso a Ergonomia propõe a adequação deste sistema ao homem.
INTRODUÇÃO
A inseparabilidade entre o trabalho e o indivíduo que o realiza, a implicação da pessoa do trabalhador na atividade laboral,