Espaço confinado
A segurança no trabalho é um assunto de extrema relevância tratando se principalmente da preservação da vida e saúde dos trabalhadores e aliada nos cuidados com o meio-ambiente.
A partir dos progressos tecnológicos e do trabalho, a humanidade foi evoluindo e ocorrendo diversas circunstâncias nas quais o trabalhador teve necessidade de realizar suas atividades em espaços confinados, inerentes aos riscos que estes tipos de ambiente nos submetem.
Desde o inicio dos tempos o homem procura uma forma cada vez melhor de interagir com o seu meio ambiente, porém com a evolução atual existem lugares onde a intervenção direta do homem é fundamental e inevitável. Mas às vezes com grandes riscos ocultos como, por exemplo, em Espaços Confinados.
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana continua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminados ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Podemos citar alguns exemplos de espaço confinado relacionado a atividades de: água ou esgoto, lixo, gás eletricidade, telefonia, depósito, silos, túneis, passa dutos etc. (BRASIL, Publicação D.O.U., Portaria SIT n.º 202, 22 de dezembro de 2006).
É de extrema importância para o conhecimento na área, por ter um elevado grau de risco e pela maioria dos acidentes ocorridos terem vítimas fatais.
Como objetivo geral teve-se o intuito de identificar e prevenir os riscos encontrados nos trabalhos realizados em áreas de espaço confinados.
Abordando o objetivo especifico de identificar riscos para cada tipo de trabalho em Espaço Confinado, a importância dos treinamentos e técnicas de salvamento de supostas vítimas.
2 ESPAÇOS CONFINADOS – DEFINIÇÃO
São ambientes perigosos ao