espanhol
Título: Indicadores de ph
Introdução
Ácidos
As propriedades dos ácidos podem ser interpretadas em termos de uma característica comum das moléculas ácidas, assim como uma característica comum diferente pode explicar propriedades das bases. Um ácido é qualquer substância que, quando dissolvida em água pura, aumenta a concentração de íons hidrogênio, H+ (aq), na água.
Uma base é uma que aumenta a concentração de íon hidróxido, OH-(aq), quando dissolvida em água pura. A propriedade que as bases têm em comum é a formação do OH- (aq). Compostos que contêm íons hidróxido, como hidróxido de sódio ou de potássio, são obviamente bases. Por serem compostos iônicos solúveis em água eles são bases fortes (eletrólitos fortes).
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será (LUMERTZ, et al, 2010).
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores. Do ponto de vista analítico, o pH é um dos parâmetros mais importantes na determinação da maioria das espécies químicas de interesse tanto de análise de águas potáveis como na análise de águas residuais. Seu controle também é aplicado nas práticas agrícolas, para medir a acidez do solo e possui ainda muitas outras aplicações importantes (LUMERTZ, et al, 2010).
INDICADORES ÁCIDO BASE
Para se medir o pH ou o pOH de uma solução utilizam-se os chamados indicadores ácido base, ou seja, substâncias que revelam a presenças de íons livres ao mudar de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma