Espanhol
Introdução
Os motivos que levaram realizar este presente estudo passa pelos desafios para a implementação da língua espanhola no Ensino Médio nas escolas públicas, especificamente na cidade de Anápolis, no Estado de Goiás. Questionamento levantado a partir da dificuldade de encontrar escola para realizar o Estágio obrigatório enquanto componente curricular da Universidade Paulista. Pretende-se através deste estudo investigar se as escolas implantaram o ensino da língua espanhola no Ensino Médio, conforme a Lei Federal nº. 11.161 de 05 de Agosto de 2005, e se existem professores com formação nesta área para atender a demanda.
De acordo com a Subsecretaria Estadual de Educação de Anápolis, existem 51 escolas vinculadas e de acordo com a conclusão do prazo de implantação da Lei supracitada, torna-se de suma importância responder algumas inquietações. Como as escolas públicas que oferecem o Ensino Médio desenvolvem o ensino da Língua Espanhola? Existe demanda de docentes na cidade de Anápolis para desenvolver o ensino da Língua Espanhola com a mínima qualidade? Esta pesquisa tem relevância social e acadêmica, pois se trata de um estudo investigativo para avaliar as propostas pedagógicas para o ensino da Língua Espanhola na cidade de Anápolis, no Estado de Goiás.
Objetivos
Investigar o papel da Língua Espanhola no ensino médio oferecida pelas escolas públicas e a formação dos docentes que lecionam esta disciplina curricular obrigatória no ensino médio.
Justificativa
É preciso destacar algumas considerações em relação ao ensino de Línguas Estrangeiras, sobretudo o Espanhol, nas escolas de ensino básico e médio brasileiras. A escola enquanto agente cultural, é de suma importância o ensino da Língua Espanhola como instrumento de inclusão num mundo cada vez mais globalizado.
O Brasil é um país com uma imensa diversidade cultural, influenciado por diversas etnias e