ESPA O CONCEITUAL DE LEITURA pres
Orientador – Marcílio de Oliveira
Bruna Borges – UC14101284
Mariana Duarte – UC14101014
Mateus Oliveira – UC14101291
A proposta do Espaço Conceitual de Leitura tem como objetivo a criação de um local público de menor porte no qual os usuários possam usufruir do seu tempo para enriquecer seu conhecimento seja lendo um livro, uma revista ou um artigo em um tablet ou computador portátil.
O Espaço busca comunicação com a arquitetura que o envolve e com o público, o convidando para visitar seu interior tão atraente quanto o exterior..
A escolha do local de implantação teve como premissa básica fazer aproveitamento de um grande fluxo de pessoas pré-existente, desse modo o Espaço Conceitual de Leitura teria grande visibilidade. Além disso foi considerado o fato de que Brasília é uma cidade bastante seca, sendo assim o terreno deveria ficar em um local privilegiado para proporcionar maior conforto aos usuários.
Após feitas as considerações, o local que receberá a edificação está localizado no Eixo
Monumental, Jardim Burle Marx entre a
Torre de TV e a sua Fonte.
Após a escolha do local deu-se inicio ao processo de criação da edificação que abrigaria o Espaço
Conceitual de Leitura.
Na vizinhança do local de implantação da edificação já existe um grande elemento arquitetônico bastante expressivo, a Torre de TV, projetada por Lúcio Costa. Tal fato não pode ser ignorado. Foi pensado então que os elementos utilizados na
Torre – vidro, estrutura metálica, formas triangulares... – seriam também utilizados no Espaço afim de promover um diálogo entre as duas edificações. O terreno é envolvido por inúmeros prédios em altura além da própria Torre de TV, assim a possibilidade de ter uma quinta fachada bem trabalhada não pode ser descartada pois o Espaço será observado a partir de diversas perspectivas. Afim de atribuir um identidade ao edifício, uma mistura entre duas vertentes plásticas, a geométrica e a orgânica, foram adotadas afim de trazer destaque