Esmalte dental
CONCEITO
É o tecido mais mineralizado do corpo, de origem ectodérmica, e que recobre toda a coroa, toda a dentina coronária. (obs.: a dentina radicular é encoberta pelo cemento). Sua constituição é de 96% de matéria inorgânica e apenas 4% de matéria orgânica e água. Os principais componentes da matéria inorgânica são o fosfato de cálcio cristalizado (hidroxiapatita, o mineral mais duro do corpo humano). Os principais componentes da matéria orgânica são as proteínas (Amelogenina, Enamelina, Amelina, Ameloblastina, Fosfoproteínas glicosiladas acídicas, Bainhalina). Suas proteínas aparecem entre os cristais de hidroxiapatita. O esmalte é translúcido devido a sua mineralização, quanto mais mineral, mais translúcido e a cor do dente vem da Dentina. Sua função é proteger a dentina coronária e auxiliar na mastigação. Tem espessura desde 2,5mm na superfície de trabalho ate uma borda muito delgada na cervical. É extremamente duro, tanto que se torna friável (por esse fato se quebra muito facilmente com as forças mastigatórias que podem fratura-lo, a dentina tem um papel muito importante na estruturação do esmalte).
ESTRUTURA DO ESMALTE A estrutura do esmalte esta baseada no prisma e na bainha do primas do esmalte. Os prismas são as unidades básicas do esmalte, formados por cristais de hidroxiapatita e seguem um trajeto tortuoso desde o limite amelo-dentinário até a superfície do dente. Nos cortes histológicos parece em aspecto de fechadura individualmente, e coletivamente em aspecto de escama de peixe. Já a bainha do prima são regiões que contem mais proteínas do que outras regiões, e envolvem cada prima.
Esmalte Aprismático Esmalte que não ocorre no prisma, ocorre 30 micrometros mais superficiais de todos os dentes decíduos e no terço gengival dos dentes permanentes.
Orientação dos prismas: Os prismas do esmalte em cada fileira ocorrem em uma direção geralmente perpendicular a superfície do dente com uma suave inclinação em direção a cúspide a medida que