Esgrima
Esgrima
Golpes básicos
Balestra: Salto curto em direção ao adversário, finalizando na posição afundo.
Estocada: Golpe com a ponta da arma.
Flecha: Corrida curta e rápida sobre o adversário, a partir da posição de guarda. O movimento dos pés é curto e a posição corporal praticamente não se modifica durante a aproximação.
Reprise: Golpe à frente, procurando tocar o corpo do oponente com a arma, depois de o lutador estender a perna dianteira.
Resposta: Ofensiva após um bloqueio de ataque adversário.
Palavras de combate
“Em garde”: Quer dizer “em guarda” e é o juiz quem dá esse comando quando um competidor perde sua arma e precisa de tempo para se recuperar e voltar à posição de defesa e posição inicial.
“Touché”: Vem do francês “tocado” e era o grito do esgrimista quando perdia ao ser tocado pela lâmina da espada do adversário. Hoje quem grita é o vencedor.
Vestimentas para a esgrima
Jaqueta branca acolchoada de manga comprida: A jaqueta é justa e forrada de kevlar, com colarinho alto e uma dobra externa, fechando do lado oposto da mão armada. Normalmente vai até abaixo da virilha;
Protetor de axilas: Fica sob o braço da jaqueta que maneja a arma;
Protetor de seios: Sintético, usado sob a roupa;
Luva branca: A luva cobre cerca da metade do antebraço com proteção extra no dorso da mão que manuseia a arma para protegê-la. A outra mão não necessita usá-la;
Máscara de tela metálica: A máscara protege a cabeça. O rosto e possui uma aba acolchoada que cobre o pescoço. A máscara pode suportar até 1600 newtons de pressão, de acordo com a sua especificação;
Calças brancas: Com meiões brancos ou calças até a altura do tornozelo;
Calçados para esgrima: Os calçados oferecem suporte extra dentro da sola (opcional).
As diferentes armas
Florete: É considerada a arma mais comum entre os esgrimistas. Possui uma lâmina flexível, mede aproximadamente 90 cm, sendo indicada para iniciantes.
Espada: Pode atingir qualquer parte