Conceito de Árvore em Estrutura de Dados:
- Uma Árvore em Estrutura de Dados é uma formação hierárquica que tem como base a topologia em árvore, onde o primeiro elemento é denominado a Raiz da estrutura, com base nela são distribuídos os nós (elementos pós-raiz) e destes são gerados os nós-filhos, sendo o nó antecedente o nó-pai. A Raiz é o único elemento que não possui um Pai (elemento antecedente). É dado esse nome a este tipo de estrutura pela sua característica que, pela sua configuração, se assemelha a uma árvore, onde as suas ramificações tendem a convergir para uma raiz, ou a sua origem.
Lembrando:
Nós - são todos os itens (elementos) guardados na árvore;
Raiz - é o nó do topo da árvore, o valor base;
Filhos - são os nós que vem depois dos outros nós;
Pais - são os nós que vem antes dos outros;
Folhas - são os nós que não têm filhos; são os últimos nós da árvore.
Árvore Binária:
- Uma Árvore Binária é uma estrutura semelhante ao já explicado, a diferença da mesma é que ela é de ordem 2, i.e., com dois ponteiros para duas estruturas diferentes, denominadas sub-árvore esquerda e sub-árvore direita. Os nós de uma árvore binária possuem graus zero, um ou dois. Um nó de grau zero é denominado folha. Este é o tipo de árvore mais utilizado na computação, principalmente na utilização das árvores binárias de busca. Sub-árvore: é uma formação de nó-pai e 2 nó-filhos, um esquerdo e um direito, e assim por diante.
Árvore binária completa:
- São as arvores em que os nós terminais estão no penúltimo ou ultimo nível da árvore.
Árvore binária cheia:
- São as árvores em que os nós terminais estão no último nível da árvore e os seus nós intermédios são de grau 2.
Árvore estritamente binária:
- São as árvores em que os nós tem um grau igual a 0 ou 2.
Árvore Genérica:
No caso da árvore genérica não existe restrição no numero de filhos. Cada nó pode ter um número arbitrário de filhos. Essa estrutura pode ser usada, por exemplo, para