Esgrima
Esgrima significa “arte de jogar ou lutar com armas brancas”. É uma luta antiga, que ao longo dos tempos experimentou diversas transformações, principalmente com a influência da tecnologia. Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas (RIBEIRO & CAMPOS, 2007). A esgrima se faz presente nos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde o seu início, em 1896.
A esgrima foi introduzida no Brasil no período imperial, com a intervenção de D. Pedro II.
Em 1936, pela primeira vez, a esgrima brasileira disputou os Jogos Olímpicos, em Berlim; a partir daí, consolidou-se no Brasil e passou a participar de inúmeros campeonatos internacionais.
2. Uniforme de competição / características
As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora (surgiu no século 18), luva na mão armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Atualmente a Federação Internacional de Esgrima (FIE) autoriza a utilização de roupas coloridas, inclusive com adição de logos de patrocinadores.
As vestes (roupas) utilizadas na esgrima geralmente são brancas, pois quando não havia a possibilidade de praticar a esgrima com fios elétricos, os esgrimistas tinham que molhar com tinta colorida a ponta de suas espadas para o combate.
3. Local de competição / área de competição
A pista de esgrima tem 14 metros de comprimento, mais 1,5 m a 2 m de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de 1,5 m a 2 m. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar, porém deverá andar 1 m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
4. Características temporais respectivas às regras básicas (tempo de