Esfregaço sanguineo
A Síndrome de Sjögren (S.S) é uma doença auto-imune crônica, em que o alvo principal são as células epiteliais das glândulas exócrinas, podendo envolver tecidos de diversos órgãos. São atingidas em especial as glândulas lacrimais e salivares. É classificada em primária, quando não há outra doença auto-imune concomitante, ou secundária, quando ocorre associado com outras doenças imunes.
O sintoma clássico é a síndrome seca, correspondente à secura da boca e dos olhos devido à diminuição de produção de saliva e lágrima.
ANTI-SSA/Ro:
São anticorpos contra o antígeno Ro, que é uma proteína citoplasmática pequena ligada ao RNA, cuja função é desconhecida. Este anticorpo está presente em cerca de 70% dos pacientes com síndrome de Sjogren primária. Já na Sj associada a artrite reumatóide está presente em 40% dos casos. Como o antígeno Ro não é encontrado em tecidos de rato, substrato comumente usado para realização do FAN, leva a resultados FAN negativos, tornando-se positivo apenas quando se utliza células humanas (Hep-2). Isto ocorre numa incidência de l a 2%. ANTI-SSB/La:
Também são anticorpos contra partículas protéicas do RNA que parecem participar como um co-fator para a RNA polimerase. O anti-La geralmente acompanha o anti-Ro. O SSb/La ocorre em mais da metade dos pacientes com Síndrome de Sjögren e no LES em 15%. Este raramente é visto em outras doenças do tecido conjuntivo.
PÊNFIGO VULGAR
O Pênfigo Vulgar é uma enfermidade mucocutânea de origem auto-imune caracterizada pelo desenvolvimento de lesões vésico-bolhosas que afetam principalmente mucosa e pele.
A estrutura que induz a auto-imunidade é a perda da tolerância contra a proteína Desmogleína-3 (própria do corpo).
Os anticorpos irão atuar contra a proteína Desmogleína-3, que tem função de adesão entre as células epiteliais.
A imunofluorescência direta do tecido revelará a presença de anticorpos IgG ou IgM, é a indireta revelará a presença de anticorpos circulantes