esfregaço bucal
O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou mais camadas que limita as superfícies externas e internas do corpo. A forma das células epiteliais pode variar em epitélio pavimentoso, cilíndrico e cubica, a sua função nos animais é o revestimento de superfícies, absorção de moléculas. O epitélio bucal o próprio nome já indica, o tecido que reveste a mucosa da bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas.
A célula é um pequeno elemento autônomo d dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
Para que o tecido celular possa ser observado microscopicamente exige a aplicação de diversas técnicas para uma boa observação dos componentes celulares. Estas técnicas alteram o mínimo possível às características originais do material a observar. Desenvolvimento
O esfregaço bucal é muito utilizado em jogos e eventos esportivo, em casos de suspeito de algum homem tentar se passar por mulher durante a realização da competição e antigamente era muito usada pelos médicos para detectar o desenvolvimento sexual anormal e genitália ambígua.
O esfregaço bucal evidencia a cromatina sexual, que esta presente apenas em indivíduos do sexo feminino e assim se sabe qual é realmente o sexo daquele individuo em questão.
Material utilizado:
Abaixador de língua
Laminas para microscópio
Álcool 70%
Folhas de papel
Corante Azul de Metileno
Água destilada
Conta gotas
Procedimento
Dentro do laboratório multidisciplinar