Esforço de conceituação da idéia de "alto desempenho" de um órgão governamental.
Esforço de conceiituação da idéia de "alto desempenho" de um órgão governamental.
Resposta:
De acordo com a matéria lecionada para conceituar a idéia de alto desempenho de um órgão governamental é fundamental entender a natureza da atividade pública deste órgão. Qual é seu principal objetivo ou finalidade? É muito importante responder essa pergunta para saber qual dimensão será mais impactante em uma melhora de desempenho.
A resposta para a pergunta de cima também é relevante para concluir o que é importante mensurar no órgão. Qual aspecto é mais importante medir, a economicidade, a execução, a excelência, a eficiência, a eficácia ou a efetividade?
A economicidade se preocupa com a maior economia possível dos recursos (A Lei 8666 é um exemplo de uma Lei voltada a garantir a economicidade de uma contratação pública). Já a execução, como o próprio nome diz, se preocupa com a execução tanto física quanto financeira. Indicadores de execução são muito utilizados em projetos. A excelência possui como foco os requisitos técnicos e padrões de excelência gerencial, além de uma busca pela qualidade dos serviços prestados. Porém, como observou o professor, verifico também que o termo excelência é muitas vezes utilizado de forma equivocada em missões de órgãos que na verdade não são a excelência no mercado em que atuam. A eficiência foca na maximização do uso de recursos na prestação de um determinado serviço. Já a eficácia se preocupa com a quantidade e a qualidade para atendimento de sua demanda. E finalmente a efetividade que se preocupa com a relação do produto ou serviço com o ambiente externo.
Pode se observar o grande espectro de opções na mensuração de desempenho de um órgão. Entretanto, penso que a dimensão da efetividade é a mais abrangente e a mais preocupada com o futuro. Além de ter