Esfor os solicitantes em vigas
Objetivo:
Mostrar como utilizar o método das seções para determinar as forças internas de um elemento.
Generalizar esse procedimento pela formulação de equações, para encontrar o esforço interno máximo da estrutura.
1 Equilíbrio em duas dimensões
O principal objetivo de entender como as forças atuam em uma estrutura, seja num movimento de translação ou rotação, é garantir que todas as estruturas de engenharia estejam em equilíbrio.
As condições necessárias e suficientes para o equilíbrio de um corpo rígido podem, então, ser obtidas quando a resultante de todas as forças e todos os momentos atuando na estrutura valem zero.
1.1 Reações no apoio de uma estrutura bidimensional
Para as equações de equilíbrio, são consideradas as forças que agem sobre a estrutura e também as reações nos apoios que apoiam a estrutura. Para uma estrutura bidimensional, as reações também estão contidas sobre o mesmo plano. Os apoios são os vínculos da estrutura, e são classificados a seguir, com suas respectivas reações:
Apoio Móvel
1 movimento restringido = 1 reação de apoio
Apoio fixo
2 movimentos restringidos = 2 reações nos apoios
Engaste
3 movimentos restringidos = 3 reações nos apoios
Exemplos Diagrama de corpo livre (DCL)
Sistema Mecânico
Diagrama de corpo livre (DCL)
2 Forças Internas em Elementos
Para projetar um membro estrutural ou mecânico, é preciso conhecer a carga atuando dentro do membro, a fim de garantir que o material possa resistir a essa carga.
As cargas internas podem ser determinadas usando o método das seções.
Para ilustrar esse método, considere a viga de balanço na figura 1:
As cargas internas que atuam em B (corte a-a’) serão então expostas e se tornarão externas no diagrama de corpo livre de cada segmento: Figura 2: (a) (b)
Considerando o diagrama de corpo livre da Figura 2a, observa-se que o equilíbrio desse corpo será mantido se aplicarmos em B uma força NB para equilibrar a componente vertical da